12 janeiro 2013

Que tal ler: O Garoto no Convés

Estou de volta (again), e volto com resenhas de um livro que por indicação de uma amiga (visitem o blog) eu resolvi ler, e bora começar o ano com resenha :


Autor: John Boyne. 
Tradução: Luiz Antônio de Araújo.
Páginas: 496.
ISBN: 9788535915051
Editora: Companhia das Letras.

Sinopse:
Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta - em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. 

Resenha:

A história se inicia de um modo que ninguém imagina o que vem a seguir. Turnstile é um garoto de 13 anos acostumado a cometer furtos aos fidalgos de Porstmouth, mas um dia uma dessas tentativas de furto não dá certo e o que era pra ser só um rouba a um relógio acaba mudando por completo o rumo de sua vida, Turntile é capturado pela polícia e para não ficar preso recebe a proposta de embarcar no HMS Bounty por 18 meses como criado do capitão. Turnstile é um garoto sem experiencia nenhuma com o mar, aceitou a proposta planejando fujir quando houvesse qualquer brecha, só pra não permanecer encarcerado.
A cada capítulo fui conhecendo cada vez mais o personagem principal, e narrador da história, que vai revelando aos poucos sua história e que todo seu jeito é consequência de seu triste passado.
Durante a viajem Tutu (apelido que nada lhe agrada) cria laços de amizade e desavenças com outros de seus companheiros abordo, e como de costume é muito humilhado tanto por não ter experiencia no mar quanto por ser de cargo inferior a todos, mas uma proximidade muito importante de sua vida surgiu dentro do navio com seu capitão, o Sr. Bligh.
A "parte central" da história  começa lá pela terceira ou quarta parte, quando acontece o grande motim que torna a história interessante, porém achei a 4º parte um pouco cansativa por ter tantas incertezas (sem spoilers, rs), mas como sou curiosa só ajudou com que eu lesse mais rápido pra saber o que viria pela frente. 
O final foi outra parte que gostei bastante e que na minha opinião não deixou nada a desejar, fora uma curiosidade típica de qualquer leitor que me fez pesquisar e descobrir que o livro é baseado em fatos reais, quando vi a história como realmente aconteceu vi que é algo meio que esquecido, até porque perguntei pra várias pessoas e nenhuma tinha ouvido falar. E esse foi outro ponto positivo no livro, o autor soube juntar bem os fatos e fazer com que a história se tornasse interessante com o pouco de suspense que ele colocou na leitura. Mesmo sendo o mesmo autor do livro O Menino do Pijama Listrado a leitura de um livro pra o outro foi bem diferente, achei a narrativa desse livro mais matura mesmo os dois sendo ótimos.

4 comentários:

  1. não tinha ouvido falar do livro ainda, principalmente pq sou uma preguiçosa pra ler kkkkk, comprei dois livros mês passado e n terminei nem o primeiro ainda =P
    fashion em cores -com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é ficar atolada de livros pra ler, normal kkk

      Excluir
  2. Oi tudo bem? Vim aqui porque tenho uma coisinha pra tu,no meu blog ^^
    http://omundodeumagarotasonhadora.blogspot.com.br/2013/01/campanha-para-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir

Comente, seu comentário é muito importante pra mim e para o blog.

- Amo que deixem suas opiniões, mas peço que mantenham o respeito,
- Sempre retribuirei a visita ao blog.